O que fazer em Iguape: uma viagem ao passado e à natureza

neste Artigo:

Iguape, no sul do estado de São Paulo, é um destino perfeito para quem busca uma viagem rica em história, cultura e belezas naturais. A cidade ostenta o maior acervo arquitetônico colonial do estado, com diversos casarões e igrejas que convidam a um passeio no tempo.

Roteiro Histórico de Iguape

Igreja Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape

Templo católico construído em pedra argamassa e óleo de baleia por escravos entre os séculos XVIII e XIX. Em seu acervo encontram-se imagens de santos entre elas a de Nossa Senhora das Neves (Padroeira) e do Senhor Bom Jesus de Iguape imagem encontrada na Praia do Una (Juréia) em 1647. A Basílica guarda também a Sala dos Milagres com objetos deixados pelos devotos por graças recebidas. Endereço: Praça da Basílica, 114 – Centro

Museu Histórico e Arqueológico

Localizado no Centro Histórico de Iguape está instalado no local onde foi a 1º Casa de Fundição de Ouro do Brasil. Sua exposição Histórica conta com painéis gráficos e fotográficos, objetos e documentos sobre a escravatura e os Ciclos do Ouro e Arroz. Na exposição Arqueológica, encontram-se sinais da ocupação Pré-Colonial, como objetos líticos, ósseos e cerâmicos, confeccionados por grupos humanos da Pré-história Brasileira, inclusive os dos “Pescadores Coletores do Litoral” que deixaram os “Sambaquis”, cujos vestígios mais antigos datam de cinco mil anos. Endereço: Rua das Neves, 45 – Centro.

Mercado de Artesanato e Cultura

O mercado é um ótimo lugar para encontrar artesanato local, como rendas, bordados, peças em madeira e produtos coloniais. Endereço Av. Princesa Isabel, 708 – Centro

Fonte do Senhor

A Fonte do Senhor é um recanto turístico pertencente ao Parque Florestal Municipal do Morro do Espia. Abriga uma gruta onde conta a história, foi lavada a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape e por isso recebe milhares de visitantes durante o ano. A Fonte é um dos pontos de partida para a Trilha da Pedra Lisa.  Endereço: Av. Maestro Moacir Serra, 2 – Iguape

Trilhas e Aventuras em Iguape

Mirante do Cristo

Uma trilha leve com vista para o Centro Histórico, o Mar Pequeno e a Ilha Comprida. É o ponto de partida para a Trilha da Pedra Lisa. Veja mapa aqui.

Trilha da Pedra Lisa

Trilha nível Médio, 50 m de altitude, sendo 2,5km de ida e 2,5km de volta. Trechos de subidas íngremes, descidas com inclinação moderada e trechos plano. Vista linda panorâmica de Iguape. Início pode ser pela Fonte do Senhor ou pelo Mirante do Cristo. Veja mapa aqui.

Trilha Ruínas do Itaguá

Trilha nível Fácil, trecho de 1,5km. Início na Caverna do Ódio, trechos por dentro da mata e formações rochosas até as misteriosas ruínas do Itaguá. Tudo indica que foi uma imponente casa-grande com seu engenho de arroz, construídos no início do século XIX pelo rico comendador José Jacinto de Toledo, que, além de agricultor, foi deputado por Iguape. Seu proprietário possuía muitos escravizados e sobre o local foram criadas muitas histórias, sendo a mais conhecida como “Choro de Pagãos”, segundo a qual os filhos pequenos das escravas eram lançados ao mar para que não atrapalhassem o trabalho das mães. Dizem que o choro dos inocentes era ouvido durante as noites. Contam que por ali também perambulam fantasmas, como os do Senhor do Itaguá e de sua esposa. Veja mapa aqui.

Trilha do Outeiro do Bacharel

Trilha nível Fácil, trecho de 1km. Localizado na Vila de Icapara, coberto por vegetação rasteira de gramíneas, a trilha leva ao farol utilizado para sinalizar as embarcações que adentravam o mar pequeno. Avista-se a Barra do Icapara, encontro do rio Ribeira com o Oceano Atlântico, Ilha Comprida, maciço da Juréia, além dos ecossistemas associados, como restinga, manguezal e a mata atlântica.

Saiba mais sobre a história desse local aqui neste artigo. E aqui veja o mapa.

Outras Atrações em Iguape

Praia do Una – Juréia

Uma praia extensa e tranquila, ideal para relaxar e curtir o mar.

Passeio de barco

Diversas empresas oferecem passeios de barco pelo Rio Ribeira e pelo Mar Pequeno, permitindo observar a fauna e flora local.

Gastronomia

Iguape oferece uma culinária rica em frutos do mar, peixes e produtos da região. Experimente o tradicional caldo de camarão, o peixe na taquara e o doce de banana.

Sugerimos uma lista com restaurantes da região aqui neste artigo.

Dicas sobre Iguape

A melhor época para visitar Iguape é na primavera e outono, quando o clima é mais ameno. Porém a cidade tem seus encantos e atrações o ano inteiro. O carnaval da cidade é muito conhecido e frequentado, além de ser uma cidade Santuário por conta da presença do Bom Jesus de Iguape, que gera no mês de agosto, uma grande romaria.

No verão e no inverno, a cidade costuma realizar festivais musicais.

A cidade oferece diversas opções de hospedagem, desde hotéis e pousadas até campings e hostels.

Veja algumas sugestões de hospedagem aqui neste artigo.

Para se locomover pela cidade, é possível fazer muita coisa a pé ou usar táxis. A população utiliza bicicletas, por ser uma cidade plana e ter distância curta entre os lugares.

Não se esqueça de levar protetor solar, repelente de insetos e roupas leves e confortáveis.

Iguape é um destino ideal para quem busca uma viagem inesquecível, com uma mistura de história, cultura, natureza e aventura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *