Como a Expedição de Circunavegação de Iguape se tornou realidade
Em 2024, a Tupi Caiaques organizou a Expedição de Circunavegação de Iguape, uma aventura épica de 57km, dividida em dois dias! Foi um evento memorável que uniu canoístas apaixonados por aventura e natureza. Foi à partir de um sonho do Sérgio, um desejo antigo, que surgiu a ideia de realizarmos um grande encontro em Iguape, para compartilhar um pouco desta região no Litoral Sul Paulista, que tanto amamos.
Uma região muito esquecida, e ainda pouco conhecida por muitos, mas que enseja a curiosidade e recebe bem quem se aventura em remar em suas águas. E exatamente por esta condição, em junho de 2023 o entusiasta e na época Secretário Adjunto Ricardo Ragni da Secretaria de Turismo de Iguape, nos procurou para ajudá-lo em um projeto de fomento do turismo esportivo para a região. O encantamento já nos tomou conta de imediato, pois ainda estávamos impactados por termos participado de um encontro de canoístas em Guaraqueçaba-PR, que foi o sopro na fagulha que se mantinha acesa por tantos anos no coração do Sérgio. Com o Ricardo incentivando, o sonho virou projeto, e logo saiu do papel para virar realidade, com um apoio inestimável da gestão atual da Prefeitura de Iguape, que tornou possível a magnitude do evento pretendido.
Natureza preservada
Região altamente preservada, onde três Biomas exuberantes se apresentam, a Mata Atlântica, os Manguezais e a Restinga, além da Mata Ciliar ao longo das margens do Rio Ribeira, rio este, um dos últimos rios virgens do estado, por não conter barragem em seu curso.
Por se tratar de um Complexo Estuarino, as águas são abrigadas, e a característica geográfica contém e protege os participantes, encorajando a proposta de um evento desta monta, além de todos os cuidados estratégicos e técnicos tomados pela organização, além claro, de ser um evento voltado para os praticantes de canoagem, não só familiarizados, mas com boa prática e técnicas básicas na modalidade.
Presença de canoístas experientes
Um dos fatores que fez deste evento único, foi a quantidade de canoístas experientes, que acolheram nosso chamado, levando consigo farta bagagem de expedições e histórias riquíssimas para contar. Durante 2 dias, os participantes remaram por paisagens deslumbrantes, superaram desafios e criaram memórias inesquecíveis.
Mini Congresso e Entrega dos Kits
O feriado de Corpus Christi foi marcado pelo início da expedição, com a entrega dos kits para os canoístas e um Mini Congresso recheado de conhecimento e experiências. Palestras ministradas por canoístas renomados como Guto Merkle, Alexandro Demathé e Vicente Klonowski prepararam os participantes para a aventura que estava por vir.
1º Dia da Expedição de Circunavegação de Iguape: Emoção, natureza e momentos inesquecíveis
Apesar do céu nublado, 47 canoístas partiram da rampa do Pepinho às 9h da manhã, cheios de energia e prontos para a remada. Amigos, familiares e moradores de Iguape se despediram com entusiasmo enquanto os aventureiros navegavam pelo Valo Grande em direção ao Rio Ribeira.
Paradas estratégicas
Duas paradas estratégicas proporcionaram momentos de descanso e contemplação da beleza natural. A primeira, para esticar as pernas e saborear um lanche rápido. A segunda, ao lado da Ponte do Matias, para um almoço mais substancioso. A recepção calorosa de Mingo e sua esposa Marilda, da família do proprietário do Sítio, tornou o momento ainda mais especial.
Rumo a Costeira da Barra
Com o estômago cheio e o espírito renovado, os canoístas seguiram viagem até o acampamento na Costeira da Barra. Lá, foram recepcionados com uma estrutura impecável montada pela prefeitura de Iguape, incluindo fogueira, tochas, frutas, água, cerveja gelada e deliciosos espetinhos de peixe preparados por uma caiçara local.
Noite mágica
A noite foi marcada por apresentações musicais que encantaram a todos com a cultura do Fandango Caiçara, entoado pela dupla Dalmo e Caio França, músicos locais estudiosos do assunto. Um momento especial foi a linda surpresa preparada por Sérgio para Fabi, em comemoração aos seus 15 anos de casamento. A garoa fina não atrapalhou a roda de música popular brasileira em volta da fogueira, que se prolongou pela noite, criando um ambiente mágico e inesquecível.
2º Dia da Expedição de Circunavegação de Iguape: Sol radiante, paisagens deslumbrantes e a conquista de Iguape
O segundo dia da expedição começou com um sol radiante e paisagens de tirar o fôlego. A névoa densa da manhã criou um clima de mistério, pois nem a margem oposta se via, mas logo se dissipou, revelando um dia de céu azul e sol na medida certa.
Remando em direção à Foz do Rio Ribeira, os canoístas observaram a transformação da paisagem, com a Mata Ciliar e a Mata Atlântica dando lugar à Restinga, criando um cenário ainda mais belo e convidativo.
Ao chegarem na Barra do Ribeira, foram surpreendidos com a gentileza do piloto e passageiros da balsa (transporte entre Iguape e o bairro Barra do Ribeira), que cederam passagem para que os aventureiros pudessem atravessar com seus caiaques.
Cruzando o encontro das águas
Após um lanche em uma prainha paradisíaca de Iguape (ao lado da Reserva da Juréia), os canoístas enfrentaram um dos maiores desafios da expedição: cruzar o encontro das águas do Rio Ribeira com o mar. Com a orientação de um experiente piloteiro e um bombeiro embarcados em uma “voadeira”, além de muito trabalho em equipe, o grupo superou o obstáculo com maestria.
Seguindo em direção ao Lagamar, os canoístas remaram por 15 quilômetros cercados por manguezais exuberantes.
Almoço com delícias típicas da região
Ao chegarem à Toca do Bugio Restaurante, foram recebidos com carinho por Carol, Beto e toda a equipe da prefeitura, que prepararam um delicioso almoço para os aventureiros. A presença do Prefeito e do Secretário de Cultura evidenciou o apoio da prefeitura à expedição.
Pequeno desafio no último trecho
Com as energias renovadas, os canoístas seguiram em direção ao seu ponto final, apreciando a beleza da paisagem e ansiosos por chegar à Iguape. Este trecho de apenas 4 quilômetros, promoveu um desafio, que foi a remada contra a correnteza, pois a maré vazante estava no seu auge no momento. Ao avistarem as torres da Basílica de Iguape ao entardecer, a emoção tomou conta de todos. A jornada de dois dias se encerrava com sucesso, deixando em cada um a lembrança de momentos inesquecíveis.
Comemoração
A expedição foi finalizada com uma grande festa ao som do grupo Negronx Oficial, com sorteios, troféus e muita alegria. Uma noite memorável que celebrou a conquista de mais uma etapa da Expedição de Circunavegação de Iguape. Mais tarde, encontros informais foram acontecendo pelo Centro Histórico repleto de restaurantes, para o fechamento com “chave de ouro” entre os antigos e novos amigos deste lindo evento.
Parabéns a todos os canoístas que bravamente enfrentaram os desafios e celebraram as vitórias!
A Tupi Caiaques agradece a todos que participaram da Expedição de Circunavegação de Iguape e convida você para a próxima aventura!
Fotos: Agradecemos ao fotógrafo Israel Correia e também aos canoístas participantes que cederam gentilmente suas imagens.
Respostas de 12
Foi um dia MARAVILHOSO!
Galera alto astral, organização impecável. Equipe toda parabéns. Que venham outros eventos como este.
Obrigado Regina, o astral foi geral! Maravilhoso! E é um incentivo potente para continuarmos com essa missão! Que venham os próximos!
Evento excepcionalmente bem organizado. Muito obrigado pelo carinho dado por todas as pessoas da organização do evento, ao pessoal da prefeitura, a cidade, aos ptimos momentos que pudemos nos encontrar e conhecer pessoas especiais.
Nosso muito obrigado Raphael, por ter participado intensamente deste evento, contribuindo com essa sinergia que abastece a canoagem oceânica com uma energia necessária para valorização de uma modalidade tão rica de experiências e vivências, e que merece ser compartilhada!
Muito obrigado a prefeitura, a Tupi Caiaques e a todos que participaram da organização de alguma maneira. Lugar lindo, ótima recepção, encantador
Parabéns Sérgio e Fabi pela organização e a Prefeitura de Iguape pelo apoio, foi um evento memorável, o percurso é lindo, bem preservado o que gerou uma experiência incrível aos canoístas! Adorei 👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns Sérgio e Fabi pela organização e a Prefeitura de Iguape pelo apoio, o evento foi memorável! O percurso é bem preservado e muito bonito, o que gerou uma experiência incrível aos canoístas, adorei 👏🏻👏🏻👏🏻
Lu, a presença de vcs é que tornou este evento tão especial! Estamos ainda impactados e inspirados em continuar o movimento de canoagem em Iguape e região com o apoio de pessoas tão queridas.
Nosso muito obrigado!
Parabéns pela organização e acolhimento! Sensacional!
Foram 2 dias remados no meio de natureza bem preservada e muito boa energia de todos!
Sendo PcD, posso dizer que tive o suporte que precisava nos pontos/ paradas de apoio e me senti bem acolhida por todos, sem mi-mi-mi👌! #amei
Dica para a próxima, se tiver algum PcD: um barquinho comemorativo no final para ele/a, também.
Será uma lembrança do feito, inestimável para quem o receber ou, de repente, algum mimo para quem completar a remada “sem carona” (tipo medalha de conclusão em corridas de rua).
São momentos que serão guardados com muito carinho por todos nós que vivenciamos essa experiência!
Parabéns, mais uma vez!
Que maravilhoso ter este feedback de vc. Essa foi a ideia, de receber o PCD de forma natural, e promover além do acolhimento, a liberdade que a canoagem consegue oferecer através de sua mobilidade. Todos navegamos juntos, sentados, porém em movimento libertador para quem se dispõem a experimentar.
Sobre as dicas, nesta primeira edição tivemos 4 PCDs, e por recebê-los de maneira natural, pensamos em não destacar essa condição, e pela possibilidade de premiar um apenas, optamos por não.
Sobre um “prêmio” de “finisher”, fazia parte dos planos, mas se tratando de uma primeira edição, com recursos parcos e com investimentos acima do budget, deixamos para a próxima, onde não faltarão esforços para melhorarmos ainda mais essa experiência.
Obrigado! Abraço!!
Sérgio
Fabiana, Sergio e toda a equipe de apoio, organização e suporte, aos e às colegas de remada e de vivências, Acredito que este evento seja um divisor de águas, que vocês trabalharam e navegaram com mestria, técnica e segurança, como na travessia de uma linha de remanso nervosa. Certamente contribuirá para levar a canoagem oceânica e sua comunidade aonde ela almejar, a montante ou a jusante, na enchente ou na vazante, com terral, maral ou calmaraia, mas ciente de seus desafios, dificuldades e cuidados. Confesso que queria mais, mais horas de remada, mais conversas, mais trechos, mais tudo, mas o convite está aí e só tenho a agradecer poder ter participado. Grande zarpada, meu obrigado!!!! luiz ernesto
Nosso muito obrigado Luiz Ernesto, pelas palavras e sensibilidade na análise de nosso encontro, tão desejado e planejado para que pudéssemos oferecer essa experiência para nossos amigos, novos e antigos. O sonho continua! Remos à água!!
abs,
Sérgio.